sábado, 4 de julho de 2009

UM DIA DE PODÃO

Como de praxe, após o almoço, subi ao vestiario escovar meus dentes. No caminho, ja ciente da dispensa de um amigo de trabalho e com muito pesar, andava pensando na possibilidade da minha dispensa.
Em poucos passos passou um filme em minha mente. No trajeto, um "colaborador" me pergunta: "- E fulano, foi embora?"
Minha resposta foi um breve aceno com o polegar para baixo. Na porta do vestiario, dois colaboradores (eu fico imaginando a reação do véio Marx, ja falecido, ao saber que a classe proletfária ganhou um novo nome) conversavam em voz baixa, quase aos sussurros. Ao entrar no vestiario ouço conversas de despedidas. Desculpas por desavenças passadas, coisas do tipo: "me desculpe se te magoei alguma vez, voce sabe, aqui dentro...", ou ainda coisas do tipo "é sempre assim, quem realmente trabalha eles mandam embora...", na atmosfera desse medo, fui surpreendido por um dialogo, outro "colaborador", me abordou desabafando: "conversei com meu cacique, pedi uma reza ao meu pajé, nao posso sair agora, preciso de mais tres anos para me aposentar". Tranquilizei-o enquanto guardava meus pertences odontologicos.
Como nao sou de ferro, despedi-me de um dos despedidos.
Na volta ao meu departamento, sou abordado novamente, desta vez, mais de perto: "e ai, chato, né?" Respondi que maquina parada é complicado...
Os olhares se cruzam, o clima é de desconfiança. Paira uma nuvem de incertezas, parece filme do FRANKSTEIN. auuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!
Chego enfim ao local da "colaboração". Ha um grupinho reunido. A vítima ferida pelo podão la esta. Me seguro para nao chorar.
Me despeço, um abraço frio, meio desengonçado digo algumas palavras de ânimo. Conto uma ou duas piadas motivacionais, todos riem...
A vitima se vai, a rodinha se fesfaz. No gerenciador de mensagens eletronicas uma nova mensagem. O tema, DESPEDIDA! Outra vitima do podão.

Aprendi na faculdade que o homem é simplesmente o apendice da máquina.
Mas aprendi hoje na pratica, que a cirurgia para a retirada do apendice é realizada sem anestesia.

Denis
01.07.2009