sábado, 28 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES CULTURAIS NAS PERIFERIAS


Grupos teatrais atuando na cidade, festivais de cinema, eventos musicais e religiosos, agenda do Teatro Vitória intensa, eventos ligados as artes circenses, entrada em peças teatrais gratuitas, tudo isso é importante e válido na agenda cultural de qualquer cidade. Mas que público ou classe social desejamos impactar culturalmente? Os eventos culturais de Limeira são dirigidos amplamente para as classes mais abastadas da cidade, para elite local. Basta atentarmos para os locais (centro da cidade) de eventos e custos para assistir uma peça teatral por exemplo.  Alem das opções para as elites que, naturalmente, possuem condições de deslocamento, pagamento de ingressos e entradas, se faz urgente opções para os bairros periféricos da cidade. Os bairros mais distantes são paupérrimos em eventos culturais, não são beneficiados por ações deste tipo. 
Talvez esteja equivocado, mas, por que não há projetos culturais para a periferia? Por que os centros comunitários não são utilizados para práticas de ações culturais? A existência do centro comunitário se faz ineficiente se não utilizado de forma inteligente. Precisamos avançar neste sentido. Ações culturais não se resumem em eventos e peças para as elites, mas também em música, dança, artes visuais entre outras. Onde estão as aulas de violão, guitarra, contra baixo, bateria, sax, violino entre tantos outros instrumentos musicais nas periferias? Aulas de blues, jazz, hip-hop, rap? Onde estão as aulas de dança, sapateado,...?                                                                    
  Não precisa ser sociólogo, antropólogo, cientista político, vereador, prefeito, governador, presidente da república para entender que a disseminação de cultura nas periferias fatalmente fará cair os índices de criminalidade (drogas, assaltos, brigas, assassinatos) abrindo novas oportunidades e  perspectivas de vida para muitos. Mas será que ações como estas são prioridade?  O desejo da periferia é ver presente, lá no bairro longínquo o poder público atuando de forma eficiente e produtiva. A presença do poder público na periferia, desenvolvendo-a, faz com que o morador dela se sinta pertencente a cidade, sujeito dela.                                                                                              A presença de autoridades da cidade a cada quatro anos nestes locais não resolve.  
A descentralização cultural se faz urgente. Quando isso ocorrer, certamente Limeira terá um ganho sócio-cultural, não somente para uma pequena parte da cidade, mas para a parte ou classe social que mais necessita de cultura.

Denis Matias - Professor de Sociologia do Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário