sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Empresas aconselhadas a contratarem sociólogos




Huambo - O sociólogo José Mulusi Abraão aconselhou hoje, quarta-feira, na cidade do Humabo, as empresas públicas e privadas a contratarem sociólogos para intervirem na solução de conflitos laborais entre funcionários e responsáveis de cargos de direcção, cujo impacto reflecte-se directamente na baixa produtividade.


Falando à Angop, sobre a importância do sociólogo no local de trabalho, José Abraão admitiu que em muitas empresas ocorrem conflitos diversos que, além de "destruírem" o normal ambiente de trabalho, geram intrigas entre colegas e concorrem para a diminuição da produtividade.


Citou, como exemplos, o facto de muitos funcionários desconhecerem totalmente as suas obrigações mínimas no local de trabalho, o autoritarismo dos chefes, a resistência dos trabalhadores em submeterem-se a autoridade dos seus superiores e as influências circundantes que afectam o comportamento dos profissionais no local de trabalho.


Considerou, por esta razão, insubstituível o papel do sociólogo do trabalho, por ser um especialista que se dedica ao estudo objectivo e subjectivo, das relações sociais nos locais de trabalho e as implicações sociais da relação trabalho e técnica.


No entender de José Abraão, as mudanças de direcção que ocorrem em muitas empresas, acarretando consigo novos métodos de trabalho, têm sido, em alguns casos, motivos de conflito que justificariam a contratação dos sociólogos do trabalho, cuja missão principal é a de melhorar o relacionamento dos trabalhadores dentro da empresa


Informou que as transformações que ocorrem no mundo do trabalho, principalmente com a introdução de equipamentos modernos, bem como o comportamento do trabalhador no local de serviço ante os vários problemas que o afectam constituem objecto de permanente e de interesse da sociologia do trabalho.


"Muitos trabalhadores demonstram sérias dificuldades em conviver com situações que soem à mudança. Temos mais chefes autoritários ao invés de líderes que sabem criar empatia com os funcionários e exercer uma autoridade que não seja vandalizada, isto, por si só, justifica a presença dos sociólogos nas empresas", argumentou.


José Mulusi Abraão apontou também como causa de conflitos nos locais de trabalho, o desconhecimento dos papéis de cada funcionário e, sobretudo, o excesso de autoritarismo dos chefes.


Na sua visão, do mesmo modo como as empresas recrutam juristas para solucionarem problemas de fórum criminal envolvendo os seus funcionários, também deviam preocupar-se em contratar sociólogos para prevenirem os funcionários de cometerem qualquer infracção que se configure crime.


"As empresas, em geral a sociedade, ainda não compreenderam a importância dos sociólogos", lamentou, para mais adiante fazer lembrar que a génesis e desenvolvimento da sociologia esteve sempre ligado com as mudanças que ocorreram na sociedade.


A sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Ela divide-se em várias áreas de actuação, entre as quais o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário