terça-feira, 3 de abril de 2012

UM OLHAR ANTROPOLÓGICO SOBRE A ESCOLA


Pela manha deixo minha residência e sigo em direção a escola, meu objeto de analise. Ate la, são aproximadamente 12 mil metros. Tenho duas opções de trajeto, pelo centro da cidade ou pelo anel viário, quaisquer as opções nao reduz os custos até o local.
         Ao chegar na escola, é possível verificar o principal meio de transporte dos professores, que utilizam seus veículos proprios para se deslocarem ate a escola. O estacionamento fica tomado pelos carros. Eu sigo ate o local de motocicleta. Apos estaciona-la sigo para sala dos professores. Um portão separa o estacionamento do pátio da escola, apos atravessar o pateo, passando pela cantina, chego a secretaria e posteriormente a sala dos professores. Na sala dos professores estao todos se preparando para seguirem até suas respectivas classes, alguns solicitam materiais como giz, apagador, outros conversam sobre greves e ajustes salariais. A partida para a sala de aula se inicia apos um sinal sonoro, uma campainha que que é acionada por um sistema eletrônico. 
Da sala dos professores ate a sala de aula, alguns alunos abordam os professores questionando algumas atividades e suas notas e desempenhos. O professor leva a chave da sala de aula, os alunos o aguardam na entrada da sala.  A sala esta suja, com bolinhas de papel e papeis de bala pelo chão. Os alunos questionam a sujeira. A direção da escola informa que o funcionario responsável pela limpeza faltou sem prestar justificativas, alguns alunos colaboram e ajudam na limpeza do local. O professor inicia a aula de forma expositiva, intercalando com leituras pontuais de uma apostila, distribuída no inicio do ano para todos os alunos. Dois alunos questionam o tipo de aula dada, solicitando aulas com aparelhos midiaticos para a manipulação do conhecimento. Verifica-se que a estrutura da escola comporta salas de videos e salas ambiente, no entanto, a menor parte dos professores trabalham com mídias em salas de aula. 
         Novamente, ouve-se um sinal sonoro, é a segunda aula que se inicia, os professores trocam de classes e uma nova aula se inicia a partir de então. Um dia de aula corresponde a 6 aulas por período.
         Após três aulas ocorre um intervalo. É o tempo que os alunos possuem para ir ao banheiro, tomar água e fazer um lanche. É o momento de maior interação entre eles. Parte dos alunos, durante o intervalo se dirigem ao restaurante da escola, onde é oferecido uma refeição gratuita, outros se dirigem a cantina, onde compram doces, salgados e balas. Uma outra parte destes alunos trazem de suas casas algo para se alimentarem, porem é a menor parte. Os alunos não utilizam este tempo somente para se alimentarem, conversam sobre ontem a noite, o fim de semana que se foi, o que se aproxima, marcam encontros, alguns namoram, outros exibem suas roupas e tênis novos, outros trazem seus celulares onde ouvem musicas de estilos variados, mas a predominância do estilo musical é o funk, ou o pancadão, como eles mesmos dizem. Um outro grupo de alunos freqüentam a biblioteca durante o intervalo, lendo revistas, livros e jornais.
No intervalo os professores também se reúnem na sala de professores, onde tomam café com algumas bolachas...
         A campainha soa novamente indicando o fim do intervalo. São mais três aulas até o fim do período de aula.
         O funcionário responsável pela limpeza da escola chega, reclama da sujeira deixada pelos alunos no pátio pós intervalo. Após o intervalo verifica-se que uma das salas esta sem professor. Este faltou, sem avisar a direção que agora terá que solicitar a um inspetor de alunos que “cuide” da classe até a próxima aula. A classe sem professor se torna barulhenta e aos berros o inspetor a orienta. Neste mesmo contexto, um aluno surge com dores no peito, a direção da escola liga para os pais que rapidamente chega a escola. Jovem é levado ao hospital.
         A cantina contabiliza seus ganhos enquanto os funcionários do restaurante limpam o restaurante para o próximo período.
         A ultima campainha é acionada, de forma truculenta, como uma boiada estourada, os alunos correm em direção a porta de saída, neste trajeto, o caminho se torna perigoso, já há escadas até a saída. Os professores fecham a sala e se preparam para ir embora. Alguns professores permanecem na escola, pois irão lecionar no período da tarde. a maior parte segue para outras escolas para completarem suas jornadas de trabalho. Neste momento, a escola se prepara para receber uma nova turma de alunos, do período da tarde com a mesma estrutura.

PROF. DENIS 
        

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